O CIRC em parceria com a “Nitro Histórias Visuais”, realiza o projeto “Moradores Educação Escolas, Memórias e Pertencimento”, facilitada através do Termo de Compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
O Projeto temático “Moradores | Educação busca trazer a metodologia do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, baseada nas Artes Integradas (fotografia, audiovisual e literatura), na Tecnologia Social da Memória Social e na Educação Patrimonial, para promover ações que gerem pertencimento e valorização do ambiente escolar.”
Com o propósito de valorizar as escolas como território de pertencimento para toda a comunidade escolar e lugar de memória para milhares de pessoas que passaram por elas ou vivem no seu entorno. O Projeto circula 08 cidades, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, São João da Missões, Governador Valadares, Januária e Teófilo Otoni entre 2024 e 2026.
O CIRC em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e o Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente – CAOMA realizou o Projeto Encontro – Fase I no ano de 2024.
A caravana cultural contou com uma ‘mascote’ sustentável: a kombi retrô customizada que foi ponto de apoio para o MPMG e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente prestarem atendimentos pontuais à comunidade por onde passava.
Com atividades totalmente gratuitas e abertas à população, foram realizadas ações culturais, atividades esportivas, exposições, feiras gastronômicas e de artesanato, rodas de conversa temáticas sobre “Violência Doméstica” e “Saúde Mental”, além de serviços de saúde, cuidado pessoal e oficinas de educação ambiental. Para as crianças, rua de lazer, com contação de histórias, gincanas e brinquedos infláveis. O projeto circulou por Nova Lima, Barão de Cocais, Igarapé, Itatiaiuçu e Mariana.
O CIRC em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, firmou o Termo de Colaboração em novembro de 2019 para o lançamento do Circuito Municipal de Cultura .
O projeto contempla a ocupação de equipamentos culturais, parques e praças da cidade, além da Zona Cultural Praça da Estação e do Território L4 (Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril – na Regional Leste), com uma programação formada por diversas linguagens artísticas e para várias faixas etárias.
A colaboração se estendeu pelos anos de 2020 e 2021, com alcance de público presencial de 12.000 pessoas e virtual de 624.000. O ano II do Circuito Municipal de Cultura aconteceu até junho de 2022 e atingiu um público de 55.500 pessoas considerando a participação presencial, virtual e híbrida.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), firmou o Termo de Colaboração para a programação oficial do 11º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.
O FAN BH 2021, Muvuca de Pretuntu, aconteceu entre os dias 4 a 12 de dezembro de 2021 com todas as atividades gratuitas.
A programação extensa ocupou o Mercado da Lagoinha e teatros da capital com intervenções urbanas, exposições, shows, atividades nos centros culturais, programação de debates e ações formativas para o público belorizontino.
O Festival de Cultura Popular é um evento plural idealizado pelo CIRC com o propósito de exaltar e fomentar manifestações culturais no interior de Minas Gerais.
A primeira edição do Festival de Cultura Popular aconteceu em 2022 e foi patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, Cedro e Vallourec. Foi realizado nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Nova Lima, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e Jeceaba.
A segunda edição foi realizada em 2024 nas cidades de Ouro Preto, Glaura e Miguel Burnier, com recursos do Ministério Público de Minas Gerais.
Realização do Festival Mundial de Circo de 2010 até os dias atuais em parceria com a Agentz Produções Culturais.
Nos anos de 2013, 2014 e 2015, o CIRC realizou convênio com a SETUR – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para a execução do Festival durante 03 anos em Caxambu/MG. O evento tem ou já teve patrocínio do SICOOB, Petrobrás, Cemig, Banco Mercantil do Brasil, V&M do Brasil entre outras.
Em 2025, o Festival Mundial de Circo realizou sua 23ª Edição na Funarte/MG em Belo Horizonte.
Em parceria com a Agentz Produções, o CIRC realizou a curadoria e produção de parte da programação do Programa Diversão em Cena, realizado pela Fundação ArcelorMittal em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais, nos anos de 2021, 2022 e 2023 e contou com o patrocínio da ArcelorMittal.
Produção e gestão do Arte na Praça, em 2023. O projeto propõe “ocupar com arte” os espaços públicos da cidade para promover a alegria e o encontro entre as pessoas. A programação conta com apresentações de teatro, circo, dança, música e artes urbanas. O Arte na Praça circulou por Contagem, João Monlevade, Juiz de Fora, Itaúna e Sabará, com o patrocínio da CEMIG.
Realização e coordenação de produção do projeto Cine Clubinho, em 2017. O projeto possibilitou às crianças o acesso à cinematografia de qualidade do nosso país, por meio de uma tenda itinerante inflável, que exibiu filmes de curta e média metragem nacionais. A circulação aconteceu em regionais de Belo Horizonte, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Coordenação de Produção do projeto “Caravana nas Escolas”, em 2017 em Minas Gerais, que integrou o programa Seja Digital do Governo Federal. De agosto a novembro de 2017 foram realizadas 250 apresentações artísticas em 234 escolas nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Ibirité, Sete Lagoas, Sabará, Vespasiano, Esmeraldas, Itaúna, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Igarapé, Caeté, Matozinhos, Brumadinho, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Sarzedo, São José da Lapa, Mário Campos, Raposos, Capim Branco, Prudente de Morais, Rio Acima, Baldim, Jequitibá, Florestal, Inhaúma, Confins, Funilândia, São José da Varginha, Taquaraçu de Minas, Fortuna de Minas, Cachoeira da Prata e Araçaí.
Apoie um evento ou uma atividade cultural com a sua marca.
Ao associar sua marca ao nosso Festival, sua empresa/instituição estará diretamente ligada a valores positivos como sustentabilidade, diversidade, superação e inovação. Oferecemos visibilidade em múltiplas plataformas , alcançando um público amplo e engajado, além de fortalecer seu posicionamento como um agente de transformação social e um incentivador da cultura nacional.
Entre em contato com nossa equipe!
O Festival Mundial de Circo caminha para a sua 24ª Edição e se encontra em fase de captação de recursos fomentados através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além de apoio e parcerias diversas.
O circo, em sua essência milenar, é uma forma de arte acessível e poderosa, capaz de transcender barreiras sociais e geográficas, levando encantamento e cultura a públicos diversos. Desde 2001, o Festival Mundial de Circo é um catalisador de desenvolvimento humano, social e econômico que proporciona:
Ao associar sua marca ao nosso Festival, sua empresa/instituição estará diretamente ligada a valores positivos como alegria, diversidade, superação e inovação. Oferecemos visibilidade em múltiplas plataformas (mídia espontânea, redes sociais, materiais impressos, palcos, etc.), alcançando um público amplo e engajado, além de fortalecer seu posicionamento como um agente de transformação social e um incentivador da cultura nacional.
A 3ª Edição do Festival de Cultura Popular tem previsão para realização no 2º semestre de 2026. E se encontra em fase de captação de recursos fomentados através da Lei Rouanet e Lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais, além de apoios e parcerias.
A cultura popular é a alma viva do nosso povo. Ela guarda a memória, os saberes e as expressões que constroem a identidade brasileira. Nosso projeto caracteriza-se por exaltar as culturas populares, preservar, valorizar e difundir as manifestações da cultura popular, promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade.
Pautado em seminários que nutre trocas entre as diferentes formas de produção e expressão popular, feiras gastronômicas, artesanatos e uma diversa e extensa programação com atrações culturais, O Festival de Cultura Popular avança para sua 3ª Edição no ano de 2026.
Ao associar sua marca ao nosso Festival, sua empresa/instituição estará diretamente ligada a valores positivos como sustentabilidade, diversidade, superação e inovação. Oferecemos visibilidade em múltiplas plataformas , alcançando um público amplo e engajado, além de fortalecer seu posicionamento como um agente de transformação social e um incentivador da cultura nacional.
Entre em contato com nossa equipe!